top of page

Prendas para praticantes Lean

Atualizado: 31 de ago. de 2020




Como sempre, comprei para mim própria alguma prendas. Neste contexto da Melhoria Contínua e de Lean Management e com o pretexto de mais ainda fortalecer o espírito de Natal e o meu conhecimento e prática de mestre do gemba, tardiamente as revi e tardiamente convosco as partilho:


LIVROS

Comprado para fazer face à dificuldade recorrente de não encontrar tradução apropriada para as expressões em inglês a que me habituei, enquanto responsável pela Melhoria Contínua em multinacionais de origem Norte Americana.


O John Bicheno, que tive oportunidade já de conhecer pessoalmente e atestar da sua procura por aprofundar a ciência por detrás das metodologias e princípios Lean na gestão de operações, faz aqui uma apresentação extensiva das ferramentas, cuja aplicabilidade deixa ao utilizador, qual verdadeira "caixa de ferramentas" uma vez que "o maior desperdício é aquele que falha no uso das competências dos indivíduos...", como diz a citação de Edwards Deming com que abre o livro.


Sendo Shingo Prize dispensa recomendação pelo que me limito a referir a ambiguidade que tenho observado na reduzida importância dada ao treino de operadores por parte dos seus supervisores, na introdução do Standardized Work e do facto de que este treino ter também ele um método de comprovada eficácia.


Escolhido pela intenção de reforçar a minha prática como mestre no gemba de processos administrativos e também por fazer parte de uma colecção que tem a minha mais alta estima pela qualidade e por dela fazerem parte o livro da autoria do nosso querido mestre Tom Luyster, "Creating your Future State".



Consulte ainda a nossa Biblioteca Lean para mais sugestões.


OUTROS


Bamboo Time Cube, da datexx

Ferramenta de gestão de tempo e de produtividade individual em que me habituei a confiar quer para combater a procrastinação das tarefas menos queridas, quer, pelo contrário, para evitar prolongar aquelas que nos são mais acarinhadas, onde podemos ficar reféns horas a fio.


Ferramenta ainda super útil no apoio à condução de acções de formação ou de workshops no gemba e até na definição de uma unidade de tempo de processos indirectos, onde uma cadência não é evidente.


Um certo sinal de nostalgia, mas também a necessidade de manter o contacto visual e físico com aqueles que me são próximos, de amigos a mestres vários.


Obrigada, Pai Natal!

17 visualizações

Comentarios


bottom of page